Sal Rosa do Himalaia

História e dicas sobre o sal rosa do Himalaia.
3 minutos para ler

Sal Rosa do Himalaia

Considerado o sal mais puro da Terra, o sal rosa do Himalaia é encontrado e retirado das montanhas do Himalaia. O sal, que apesar de ser extraído nas montanhas, provém do mar. Uma parte do oceano que ficou preso em algumas rochas há milhares e milhares de anos atrás, acabou sendo cristalizado em superfícies de sal e ficou “escondido” nas profundezas das montanhas, sendo coberto por lava e gelo, que o blindavam de possíveis contaminações externas. A sua coloração rosa se dá por conta dos 5% de óxido de ferro em sua composição enquanto os outros 95% é constituído de cloreto de sódio, por isso sua característica tão pura.

Para que serve o Sal Rosa do Himalaia?

O sal do Himalaia pode ter funções variadas devido a sua composição vasta de minerais.

Cozinha: Além de poder substituir o sal refinado, tábuas de sal rosa podem ser usadas como travessas para servir vegetais, sobremesas ou sorvetes. Os blocos também são excelentes condutores de calor e, aquecidos, podem ser usados para selar outros alimentos como peixes, carnes ou até mesmo para fritar um ovo.

Decoração: Com uma aparência tão peculiar, os cristais podem servir também como decorativos.

Purificação do ar: Lâmpadas de rocha de sal rosa têm componentes químicos e físicos que ajudam a melhorar a qualidade do ar se usadas continuamente no quarto na hora de dormir.

Benefícios e Malefícios do Sal do Himalaia

Um dos motivos para o sal rosa do Himalaia ser benéfico para a sua saúde se deve ao fato dele não sofrer nenhum tipo de refinamento. É extraído e lavado manualmente, não alterando a sua pureza. Por ser tão natural, ele pode contribuir para: saúde vascular, reduzir sinais de envelhecimento, hidratação, fortalecimento dos tecidos ósseos, melhora da digestão, melhora do sono, baixa a pressão alta, desintoxicar o organismo de metais pesados, entre outros benefícios.

Mas, como tudo em excesso sempre faz mal, o consumo excessivo pode acarretar em retenção hídrica, inchaço e alteração na pressão arterial. Contudo, reduzir até demais a ingestão de sal pode aumentar os riscos de doenças cardíacas, hepáticas e diabetes.

Onde comprar o Sal Rosa do Himalaia?

O sal rosa do Himalaia é um produto que se consegue através de importação e você não irá encontrá-lo em qualquer supermercado. A distribuidora de alimentos NE Importadora é uma empresa onde você pode adquirir tanto o sal rosa fino quanto o sal rosa grosso. Para adquirir os produtos basta clicar aqui ou aqui.

Dicas de Uso

Salgar carnes, peixes, saladas ou legumes pode ser uma alternativa, mas a principal dica para utilizar o sal do Himalaia em suas receitas é na parte estética/visual do seu prato. Você pode colocar as pedrinhas de sal em coberturas de doces a base de chocolate, caramelo ou para enfeitar coquetéis.

Apesar de não alterar o sabor dos alimentos, o sal rosa é a combinação perfeita entre o que é bonito e mais saudável!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

×