Receitas de azeite aromático

azeitearomat
3 minutos para ler

O azeite de oliva extra virgem oferece atributos especiais à saúde. Ele é rico em ácidos graxos monoinsaturados que abaixam o colesterol ruim e aumentam o bom. Além disso, por ser prensado a frio, o extravirgem é tão puro que pode ser comparado a um suco de frutas: preserva os antioxidantes da azeitona, notadamente os polifenóis e a vitamina E. Os demais óleos vegetais recebem solventes químicos ao passarem pelo processo de refinação e com isso perdem boa parte desses agentes benéficos.

Os antioxidantes do azeite impedem a ação dos radicais livres que provocam a oxidaçãodo colesterol e o acúmulo de placas de gorduras nos vasos.

Além dos inúmeros beneficios, os azeites também podem ser aromatizados com ervas, especiarias, crustáceos, pimentas, tomate e até baunilha. Para fazer azeites aromatizados,  prefira sempre os de oliva ou óleo de canola, que têm sabores mais neutros e acentuam os aromas. O azeite extravirgem deve ser evitado, pois perde suas qualidades quando aquecido. Com poucos ingredientes, é possível transformá-lo em um tempero sofisticado que dá um toque especial a qualquer receita.

Como usar o azeite aromático:

Para temperar a salada ou  carnes. Recomenda-se duas colheres de sopa por dia e cada uma possui uma média de 62 calorias.

Quem escolher aromatizar o azeite com ervas deve lavar bem as folhas e sempre desprezar os talos, que aceleram o processo de decomposição do produto. Na hora de aquecer o azeite, é preciso prestar atenção à temperatura. Quando a receita levar ervas, o óleo não deve ultrapassar os 80ºC, pois a clorofila queima e deixa a mistura amarga. Quem não tiver termômetro, deve retirar o azeite do fogo assim que surjam bolinhas nas paredes da panela.

1)

Ingredientes: 

300 ml de óleo de canola

Modo de preparo:

Deixe as folhas de manjericão em água fervente por 30 segundos. Coe e rapidamente coloque-as em água bem fria, para dar uma cor mais viva ao azeite. Delicadamente, aperte as folhas, retirando o excesso de água. Bata-as no liquidificador com o óleo por cerca de 1 minuto. Aqueça em uma panela (sem ultrapassar 80ºC) por 10 minutos. Retire do fogo, espere esfriar e coe no coador de malha fina.

2)

Ingredientes:

400 ml de óleo de canola ou azeite

Modo de preparo:

Separe as folhas dos talos e pique-as sobre uma tábua. Misture-as ao óleo e aqueça a 80ºC por 50 minutos no fogo baixo em banho-maria (sem deixar entrar em ebulição), para que as ervas liberem aroma e sabor ao óleo.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

×

Powered by WhatsApp Chat

×